Fale connosco

O Sistema de Drenagem de Água Residuais

O Sistema de Drenagem de Águas Residuais do Concelho de Cascais assegura uma taxa de cobertura da população na ordem dos 100%.

O sistema de drenagem de águas residuais no Concelho de Cascais é separativo, sendo a rede doméstica constituída por um conjunto de coletores gravíticos com uma extensão de cerca de 783 km. Estes coletores asseguram a drenagem dos efluentes, desde os ramais domiciliários, até aos emissários localizados ao longo das ribeiras, que depois os entregam no intercetor geral e estação de tratamento de águas residuais da Guia, sob gestão e propriedade da Águas do Tejo Atlântico.

As zonas que não podem ser drenadas graviticamente são servidas por estações elevatórias de águas residuais (EEARD), que elevam as águas residuais para locais predefinidos. Encontram-se em funcionamento 22 EEARD, situadas nos seguintes locais:

ESTAÇÕES ELEVATÓRIAS:

Almoinhas Velhas, Almoinhas Velhas 2, Areia, Cabreiro, Charneca, Cresmina, Malveira da Serra, Murches, Parede, Praia da Conceição, Penha Longa, Atrozela, Cabreiro Oeste, Zambujeiro dos Barros, Praia da Duquesa, Quinta da Marinha, S. João do Estoril, Santa Marta, Zambujeiro, Mato da Cruz e Calçada, Lameiro e Pisão.

As condutas elevatórias associadas a estas estações têm cerca de 13,4Km de comprimento.

A cobertura da rede de águas residuais abrange 100% do Concelho de Cascais, verificando-se que 99,96% dos Clientes, se encontram ligados à rede e os restantes 0,04% dos Clientes são servidos através do recurso a limpa-fossas.